Educação Artística de Leonardo Da Vinci

No artigo anterior, falamos das Origens de Leonardo da Vinci, onde comentamos sobre Florença e seu nascimento.

Agora, vamos entrar em mais detalhes sobre os primeiros anos do grande gênio.

Educação do artistas Leonardo da Vinci

Leonardo recebeu esmerada educação, de acordo com os ideais daquele tempo:arimética parece ter sido o campo do conhecimento no qual ele exercitou, em primeiro lugar, suas disposições extraordinárias, ocasião em que ele embaraçava seu mestre, divertindo-se enquanto apresentava-lhe dificuldades.

Este gosto pelos números e as proporções será marcante na trajetória de Leonardo.
Sob o impulso desse gosto matemático, ainda numa idade precoce nosso herói deverá tornar-se excelente geômetra e engenheiro, traçando planos de edifícios, concebendo o projeto de um canal entre Pisa e Florença, e planejando novas e sensacionais máquinas hidráulicas.

Ao mesmo tempo, já demonstrando profunda afinidade com a paisagem da crosta terrestre, Leonardo pensava em aplainar montanhas, além de mediar sobre a perfuração de corredores e labirintos subterrâneos, a limpeza de portos, a construção de gigantescas alavancas e guindastes, a drenagem dos pântanos

Num ritmo febril, que impregna sua própria biografia, seus sonhos parecem-nos ditados pela musa inspiradora de um Júlio Verne, porém de maneira ainda mais sedutora, sob a roupagem elegante da cultura humanista.

Ajuntavam-se a tanas habilidades um notável talento para a música, com destaque para execuções com a lira.

Ele também cantava divinamente, na expressão admirada de Vasari.
Não podemos olvidar que a música fascinava os renascentistas: na célebre Autobiografia de Benvenuto Cellini encontramos muitas referências à arte musical, salientando a estima em que ela era tida pelos contemporâneos.

Embora ele mesmo, com seu temperamento irrequieto, detestasse as lições, Cellini nos conta que seu pai fabricava maravilhosos instrumentos de sopro, de corda e percussão, pandeiros, violas, alaúdes, "harpas belíssimas e excelentes".

A corte florentina se deleitava ouvindo concertos ao ar livre, e ofamoso Lorenzo o Magnífico, dos Médicis, chamou compositores flamengos afim de refinar o seu próprio gosto e promover intercâmbio cultural.

  • Leonardo tinha, também, um notável talento musical, e cantava de um modo maravilhoso

Biografia de Leonardo da Vinci

No próximo texto de nosso site, vamos descobrir Onde Leonardo da Vinci aprendeu a desenhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário