As Origens de Leonardo da Vinci

Conheça onde e como foi a origem de Leonardo Da Vinci, aprendendo mais sobre a importância das cidades de Florença e Milão.

Florença e da Vinci

Florença, a capital da Toscana, veio a se tornar um grande centro comercial, financeiro, político e cultural, a partir do século XIII, obtendo rapidamente um lugar de destaque entre as cidades-estado ou repúblicas italianas daépoca.

Para lá afluíam os talentos artísticos mais renomados, na certeza de encontrar estímulo para suas produções e recompensa para seu esforço.
Em Florença, nasceram alguns dos gênios mais representativos da arte da renascença, homens cuja personalidade contribuíram de sobremaneira para a formação daquela brilhantíssima civilização que ainda hoje atrai muitos estudiosos por suas características especiais.

Em Florença, também, nasceu Leonardo da Vinci, um de seus filhos mais gloriosos, o qual, entretanto, emigrou mais tarde para Milão, outra cidade da maior importância, em busca de reconhecimento sob o patrocínio da casa nobre dos Sforza, revoluções políticas na capital da Lombardia deveriam mais tarde trazê-lo de volta a Florença.

biografia de da VInci


Origens de Leonardo

Embora pertencentes a uma nobre casa florentina, o senhor Pietro d'Antonio, escrivão, e sua amante Catarina di Cartabriga, que viviam juntos na segunda metade do século XV, talvez não tivessem deixado qualquer vestígio de sua passagem pela terra, não fosse por seu famoso filho.

Vilarejos obscuros como Empoli e Vinci, dois burgos florentinos, disputam a honra de ter dado à luz Leonardo. Educado em meio aos filhos legítimos da casa, Leonardo se tornou o favorito do pai, e revelou desde cedo uma inteligência aguda e penetrante, como sói acontecer entre crianças dessa condição.

Dotado de grande beleza física, e ademais desembaraçado e disposto à conversação, o filho de Pietro Antonio também fazia o encanto de alguns círculos sociais na capital da Toscana, o que muito contribuiu, para dar origem à lenda de sua vida.

Nós sabemos o quanto a conversação aportava de prazer aos renascentistas e aos florentinos em especial: qual é a origem da literatura de Bocaccio senão as alegres reuniões sociais nas quais as ideias eram debatidas da maneira mais alegre e entusiasmada que se possa imaginar?

Não se viu, durante uma epidemia devastadora, a fina flor da sociedade toscana esconder-se num recanto rural e promover, lá, seus encontros onde a conversação era a atividade mais importante?

Assim, Florença deverá primar, sempre, pelo valor que atribui à conversação, muito da grandeza de sua arte é devido ao manejo exímio daquela outra arte, difícil aliás.

Se afinarmos nosso ouvido, poderemos acompanhar a conversa que se desenvolvia, muitas vezes, no ambiente artístico dos estúdios, entre mestres e aprendizes, entre Ghiberti, por exemplo, e seus companheiros Donatello e Jacopo della Quercia com o mestre dos três, Brunelleschi, ou então entre Paolo Uccello e Ghiberti, e o mesmo podemos imaginar com relação a Leonardo e seu mestre Verrocchio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário