Última Ceia - História da Pintura de Leonardo da Vinci

Neste artigo, talvez um dos mais importantes dos site, vamos aprender sobre a obra Última Ceia, que retrata a Santa Ceia. Veremos como ela iniciou, seus problemas, atrasos, esboços e toda a história por trás desse famoso trabalho.

Estudar sobre a vida e obra de Leonardo Da Vinci, é ler sobre diversos assuntos e ao mesmo tempo (engenharia, artes, olho humano, literatura, anatomia, guerra...) pois a mente do gênio era inquieta.

No artigo anterior estávamos falando sobre Anatomia e Estudos Científicos, e sobre como esses assuntos iniciaram na vida de Leonardo.

Vamos pular drasticamente de assunto, e falar da Santa Ceia, pois era assim que a mente de Leonardo funcionava.

História da Pintura da Santa Ceia

Nessa mesma ocasião, Leonardo trabalhou em dois de seus retratos mais conhecidos: os das amantes de Ludovico, Cecilia Galerani e Lucrécia Crivelli.

A notável galeria ainda inclui os retratos de Beatriz d'Este, a esposa legitima do duque. Ainda demonstrando sua versatilidade e engenho, Leonardo realizou, a serviço dos Sforza, grandes trabalhos hidráulicos e mecânicos; ele empreendeu a construção de canais que não apenas serviram para estimular a navegação fluvial como também resultaram numa vasta rede de irrigação que fecundou a Lombardia e fez dela o celeiro da Itália.

Em termos artísticos, porém, a grande obra de Leonardo em Milão é a "Ceia". Apenas a "Gioconda" ou "Mona Lisa" recebeu mais atenção que essa obra; isso justifica, entretanto, aquela fina observação de Gombrich:

  • "Talvez não seja nenhuma verdadeira bênção para uma obra de arte ser tão famosa"


Porque sua reprodução desenfreada, em cartões postais, ilustrações de todo tipo, peças de propaganda, e até charges e caricaturas vio-lenta sua "aura", sua originalidade, roubando-lhe o caráter único e tornando praticamente impossível considerá-la com novos olhos.

Convém não esquecer que o excesso, e não a falta de informação, banaliza o nosso gosto contemporâneo e dificulta a formação de bons críticos de arte. Berenson foi um dos últimos, aliás.

A história da Ceia, entretanto, é cercada de episódios curiosos e ilustrativos do temperamento de Leonardo: o esboço final do quadro já era visto como miraculoso; o pintor chegava de manhã bem cedo ao Convento de Santa Maria das Graças, dos padres dominicanos, e permanecia absorto em seu trabalho até o anoitecer.

Também ocorreram desentendimentos entre Leonardo e o prior dos dominicanos, do mesmo modo como entre Miguel Angelo e o Papa Júlio II a respeito da Capela Sistina.

Indignado com a demora na conclusão do quadro, e com aquilo que lhe parecia negligência e puro ócio na atitude de Leonardo, o prior deu queixa ao duque; este advertiu Leonardo que não apenas apresentou uma prolongada explicação ao duque, o que não era seu costume, mas ainda ameaçou por sua vez colocar a cabeça do pobre prior no corpo de Judas - este era quase o único detalhe que ainda faltava; também estava incompleta a cabeça do Cristo.

O duque riu diante da ameaça, e concedeu a Leonardo todo o prazo de que ele precisasse; finalmente o artista encontrou a fisionomia que procurava, num bairro mal afamado da capital, o Borghetto.

Vasari conta que a Ceia tornou-se logo um centro de atração para milaneses e forasteiros; o momento escolhido por Leonardo - quando a traição de Judas é revelada - era carregado de tensão; e a suspeita parecia instalada no coração de cada um dos discípulos:


  • "Por isso se vê no rosto de todos eles o amor, o medo e o aborrecimento, ou melhor, a dor por não poder compreender o pensamento de Cristo. E isso não provoca menor maravilha que o reconhecimento do ódio, da obstinação e da traição de Judas, assim como do fato de que nem sequer o menor detalhe da obra deixa de exibir uma incrível diligência".


Apenas essa diligência, aliás, ou seja a busca incessante da perfeição, explica a demora da conclusão da obra, e a explicação de Leonardo ao duque, de que era difícil encontrar a cabeça ideal para as duas personagens mais importantes do sublime drama: Judas e o Cristo.

Pintura "A Última Ceia"

Quadro da Santa Ceia


Esboços e Estudos para Santa Ceia

Antes da obra final, Leonardo fez alguns estudos, pesquisas e esboços, que deram origem à famosa pintura:

Esboço da pintura Última Ceia
Apóstolo
Rosto de Jesus no quadro Santa Ceia
Esboço do rosto de Jesus Cristo

Ceia de Leonardo da Vinci
Esboço do rosto de Filipe
Pintura de Judas
Judas

Próximo artigo: Homossexualismo de Da Vinci


Mais fontes:
http://www.lairweb.org.nz/leonardo/supper.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário