Leonardo Da Vinci era Gay ?

Muito se fala sobre sexualidade hoje em dia, de qualquer pessoa, de qualquer meio do que for. De gênios e pessoas famosas, então, mais ainda.

Então, nesse artigo falaremos brevemente sobre o que se sabe em relação à orientação sexual de Leonardo Da Vinci, se era gay ou não.

Homossexual ?

Ainda é curioso observar o interesse dos grandes artistas da renascença, tais como o próprio Leonardo, Miguel Ângelo, Ben-venuto Cellini e tantos outros pela beleza masculina; se eles foram ou não homossexuais, não importa para este nosso estudo.

Mas o fato é que Vasari insiste nesse interesse por parte de Leonardo; notemos, apenas a titulo de ilustração, o que ele diz acerca de Salaíno, a principio contratado como um simples criado, mas que se tornou mais tarde o discípulo favorito de Leonardo:

  • "Tomou em Milão por criado a Salaíno, o qual era bastante lindo, cheio de graça e beleza, tendo belos cabelos que formavam caracóis; se comprazia muito dele, e lhe ensinou muita coisa".


Na Autobiografia de Benvenuto Cellini também encontramos amiúde a descrição de belos rapazes que ele conheceu em Roma, e dos deleites que eles lhe proporcionavam; um deles, chamado Diego, foi mesmo cuidadosamente travestido com roupas femininas pelo próprio Cellini e assim apresentado numa festa, para escândalo da alta sociedade romana.

Quanto a Leonardo, o biógrafo ainda cita outro seu discípulo, Francesco da Melzo,"cavalheiro e rapaz belíssimo ", senhor de hábitos principescos, que acompanhou o artista à corte de Francisco I, e noticiou com profundo pesar a morte do mestre.

Por fim, Leonardo ele mesmo, quando criança e adolescente, tem sua beleza elogiada com frequência pelo biógrafo. Ele e algumas pessoas próximas, homens, foram acusados diversas vezes de sodomia, mas nunca nenhuma acusação foi levada a adiante.

Leonardo sempre foi uma pessoa muitíssimo discreta e sigilosa, sobre quase tudo de sua vida pessoal. Suas únicas relações pessoas foram com alguns poucos pupilos, homens, e isso gerou muita especulação na história, inclusive por Sigmund Freud.

Podemos dizer, que muitas de suas obras, eram bem erotizadas, por assim dizer:
Da Vinci era gay ? Homossexual ?
Bacchus / John the Baptist" (1513/16)


E é tudo que sabemos.
Sem certezas, julgamentos ou achismos. Cada um decide.
Citamos o assunto e os fatos registrados acerca do mesmo, apenas por questão de curiosidade sobre a sexualidade do gênio Da Vinci, que muitos se indagam.

E cá entre nós, isso não importa em absolutamente nada. Continuemos.
Vamos retornar para o que é importante...vamos retornar para Florença com Leonardo.

Fonte: How do we know Leonardo was gay?

Nenhum comentário:

Postar um comentário