Anatomia e Leonardo da Vinci

Neste artigo, iremos falar de como se iniciou uma das mais importantes paixões de Leonardo da Vinci, seu contato com as ciências, especificamente, a anatomia.

Mais em breve, em nossa Biografia de Leonardo da Vinci, voltaremos a falar neste importante tema, que era bem presente na vida de nosso gênio.

Experimentos Científicos de Da Vinci

A estadia em Milão ainda serviu para aproximar Leonardo de um lume da medicina, um dos criadores dos modernos estudos de anatomia, Marco Antonio Della Torre, que lecionava em Pisa e interpretava de outro modo as doutrinas médicas do célebre Galeno.

Sob o impulso dessa amizade, Leonardo deu um novo aspecto e unia direção mais firme aos seus próprios estudos de anatomia, além de ilustrar de maneira maravilhosa os conhecimentos de Della Torre, num livro com muitos desenhos a lápis vermelho, onde aparecia toda a ossatura humana, assim como os nervos sistematicamente descritos e unidos à musculatura e aos ossos.

Não se pode esquecer, entretanto, das reservas que a Igreja Católica opunha a esse tipo de estudo; mesmo mais tarde, quando Leonardo já tinha envelhecido, Miguel Ângelo precisou fazer em segredo suas análises de cadáveres com finalidade estética.

Apesar da relativa liberdade gozada então pelos professores de medicina em Pisa, uma república independente e menos submetida ao pensamento da Igreja, tudo nos leva a acreditar que nessa mesma época Leonardo tenha desenvolvido sua famosa escrita invertida, que faz uso da mão esquerda e exige um espelho para permitir a leitura; essa informação de Vasari combina bem com o espírito da época.

Anatomia e Leonardo da Vinci

Agora uma pausa nesse assunto, para pular para outro...assim como Leonardo gostava de fazer. Vamos falar sobre arte agora, a pintura da Santa Ceia.

Pintura da Santa Ceia
Detalhe da obra "A Última Ceia", de Da Vinci

Nenhum comentário:

Postar um comentário