Estudar sobre a vida e obra de Leonardo Da Vinci, é ler sobre diversos assuntos e ao mesmo tempo (engenharia, artes, olho humano, literatura, anatomia, guerra...) pois a mente do gênio era inquieta.
No artigo anterior estávamos falando sobre Anatomia e Estudos Científicos, e sobre como esses assuntos iniciaram na vida de Leonardo.
Vamos pular drasticamente de assunto, e falar da Santa Ceia, pois era assim que a mente de Leonardo funcionava.
História da Pintura da Santa Ceia
Nessa mesma ocasião, Leonardo trabalhou em dois de seus retratos mais conhecidos: os das amantes de Ludovico, Cecilia Galerani e Lucrécia Crivelli.A notável galeria ainda inclui os retratos de Beatriz d'Este, a esposa legitima do duque. Ainda demonstrando sua versatilidade e engenho, Leonardo realizou, a serviço dos Sforza, grandes trabalhos hidráulicos e mecânicos; ele empreendeu a construção de canais que não apenas serviram para estimular a navegação fluvial como também resultaram numa vasta rede de irrigação que fecundou a Lombardia e fez dela o celeiro da Itália.
Em termos artísticos, porém, a grande obra de Leonardo em Milão é a "Ceia". Apenas a "Gioconda" ou "Mona Lisa" recebeu mais atenção que essa obra; isso justifica, entretanto, aquela fina observação de Gombrich:
- "Talvez não seja nenhuma verdadeira bênção para uma obra de arte ser tão famosa"
Porque sua reprodução desenfreada, em cartões postais, ilustrações de todo tipo, peças de propaganda, e até charges e caricaturas vio-lenta sua "aura", sua originalidade, roubando-lhe o caráter único e tornando praticamente impossível considerá-la com novos olhos.
Convém não esquecer que o excesso, e não a falta de informação, banaliza o nosso gosto contemporâneo e dificulta a formação de bons críticos de arte. Berenson foi um dos últimos, aliás.
A história da Ceia, entretanto, é cercada de episódios curiosos e ilustrativos do temperamento de Leonardo: o esboço final do quadro já era visto como miraculoso; o pintor chegava de manhã bem cedo ao Convento de Santa Maria das Graças, dos padres dominicanos, e permanecia absorto em seu trabalho até o anoitecer.
Também ocorreram desentendimentos entre Leonardo e o prior dos dominicanos, do mesmo modo como entre Miguel Angelo e o Papa Júlio II a respeito da Capela Sistina.
Indignado com a demora na conclusão do quadro, e com aquilo que lhe parecia negligência e puro ócio na atitude de Leonardo, o prior deu queixa ao duque; este advertiu Leonardo que não apenas apresentou uma prolongada explicação ao duque, o que não era seu costume, mas ainda ameaçou por sua vez colocar a cabeça do pobre prior no corpo de Judas - este era quase o único detalhe que ainda faltava; também estava incompleta a cabeça do Cristo.
O duque riu diante da ameaça, e concedeu a Leonardo todo o prazo de que ele precisasse; finalmente o artista encontrou a fisionomia que procurava, num bairro mal afamado da capital, o Borghetto.
Vasari conta que a Ceia tornou-se logo um centro de atração para milaneses e forasteiros; o momento escolhido por Leonardo - quando a traição de Judas é revelada - era carregado de tensão; e a suspeita parecia instalada no coração de cada um dos discípulos:
- "Por isso se vê no rosto de todos eles o amor, o medo e o aborrecimento, ou melhor, a dor por não poder compreender o pensamento de Cristo. E isso não provoca menor maravilha que o reconhecimento do ódio, da obstinação e da traição de Judas, assim como do fato de que nem sequer o menor detalhe da obra deixa de exibir uma incrível diligência".
Apenas essa diligência, aliás, ou seja a busca incessante da perfeição, explica a demora da conclusão da obra, e a explicação de Leonardo ao duque, de que era difícil encontrar a cabeça ideal para as duas personagens mais importantes do sublime drama: Judas e o Cristo.
Pintura "A Última Ceia"

Esboços e Estudos para Santa Ceia
Antes da obra final, Leonardo fez alguns estudos, pesquisas e esboços, que deram origem à famosa pintura:![]() |
Apóstolo |
![]() |
Esboço do rosto de Jesus Cristo |
![]() |
Esboço do rosto de Filipe |
![]() |
Judas |
Próximo artigo: Homossexualismo de Da Vinci
Mais fontes:
http://www.lairweb.org.nz/leonardo/supper.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário