Quem foi Leonardo da Vinci ?

Antes de entrarmos em detalhes mais específicos, com calma, e seguindo uma linha cronológica em nosso portal Biografia de Leonardo da Vinci, vamos traçar algumas palavras e pensamentos gerais sobre este grande homem, para sabermos melhor quem foi Leonardo Da Vinci.

É uma preparação para o que vem por aí, uma introdução para a grande mente, pessoa e espírito que iremos estudar melhor adiante.

Biografia de Leonardo da Vinci


Desvendando Leonardo Da Vinci

Poucos homens despertam tanta atenção quando Leonardo da Vinci (1452-1519). E por quê?

Sem dúvida alguma porque seu gênio floresceu de um modo extraordinário, mesmo se levamos em consideração a verdadeira plêiade de artistas fora do comum que o rodeavam.

Desdobrando-se em mil facetas diferentes, a poderosa imaginação de Leonardo deverá extrair de suas camadas mais profundas todo um mundo de realizações artísticas.

E dizemos adrede "artísticas" porque, apesar de seus esboços surpreendentemente modernos, Leonardo sempre permaneceu uma alma de artista, um espírito refinadíssimo, é verdade, e dotado de curiosidade universal, mas alguém que encontrava naquelas observações feitas diretamente, sem o intermédio de instrutores e livros, apenas u meio de satisfazer sua curiosidade algo infantil.

A mente de Leonardo nos parece demasiado original, vigorosa e despojada daquela complexidade própria dos arcabouços científicos; em suas finas observações sobre o artista, Taine disse que para Leonardo vale o dito:

"parecia saber tudo, sem ter aprendido nada"
Não se trata, porém, de u sofista, como poderia parecer à primeira vista; o fato é que ele estuda o feto em sua formação anatômica com olhos quase místicos, os mesmos olhos que deveriam enxergar aqueles misteriosos bebês, os filhos de Leda, rompendo a casca do ovo que os abrigou: durante nove meses?

Não sabemos. Leonardo não se propôs ministrar-nos lições de anatomia no estilo de Vesálio, e se descobriu a circulação do sangue antes de Harvey, foi a fim de associar o fenômeno à intensa vida interior que palpita nos seus quadros, ou quem sabe aos ciclos lunares e às potências siderais.

Estábulos projetos por Leonardo da Vinci
Estábulos construídos em Vigevano projetados por Leonardo da Vinci


Introdução à vida de Leonardo Da Vinci

Por mais que admiremos aqueles maravilhosos cadernos de esboços e projetos científicos e de engenharia traçados por Leonardo, devemos reconhecer o seu caráter essencialmente artístico; tinham razão aqueles que lamentaram a inexistência de mais quadros e painéis pintados pelo grande artista.

Por outro lado, como diz seu mais notável biógrafo, Vasari, ele poderia ter alcançado grande renome também no conhecimento da literatura antiga, tão cultivada por seus contemporâneos, não fosse por sua natureza inconstante e incapaz de firmar-se num projeto de longa duração.

Entretanto, vejamos agora um pouco de suas máquinas de guerra e de voar, repassemos em nossa memória seus experimentos diversos, acompanhemos Leonardo da Vinci atento aos seus preceitos de qualquer natureza, sejam eles técnico-científicos, sejam de arte, mas sem esquecer jamais que estamos na presença de um agênio cuja vida foi, ela mesma, transformada numa obra de arte suprema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário