Tratado da Pintura
Dotado de um gênio universal, Leonardo se preocupou, também, com o aspecto filosófico e didático da sua arte favorita: a pintura.Foi assim que ele compôs seu grande e justamente famoso Tratado da Pintura, no qual ele discute os fundamentos dessa arte, faz análises filosóficas sobre a natureza dela, divide-a cuidadosamente em suas partes constitutivas, estuda sua formação a partir da observação do espetáculo contínuo que é oferecido ao olho humano pelo mundo envolto em luz, trabalha a teoria das cores, dá conselhos práticos aos diletantes, aprendizes e aos artistas de outras áreas que se interessam pela pintura, esmiúça as diversas paisagens que encontramos ao percorrer a superfície da terra, ilustra com desenhos variados e instrutivos as funções do olho, disserta acerca da posição de cada membro do corpo na composição de um quadro, compara as mais diferentes figuras da fauna e da flora entre si e em comparação com o homem, avalia os efeitos da distância, da névoa, da claridade e da obscuridade sobre a superfície pintada, acompanha com extrema sensibilidade todos os movimentos do corpo vivo quando vestido e quando desnudo, percorre, enfim, os campos infinitos da arte com o bom gosto e o tato de um génio autêntico.
Por isso, embora a concepção original de um manual de pintura 110 tios eleva,lo acutilo pertença a Leone Battista Alberti, autor do "Da Pintura", a obra de Leonardo possui o mais elevado mérito.
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Tratado da Pintura (Trattato_della_Pittura) |
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