O que poucos sabem, e o que vamos falar neste texto de nossa Biografia de Leonardo da Vinci sobre sua carreira de engenheiro e inventor.
Leonardo da Vinci vai para Milão
Florença, entretanto, fervilhava de de artistas talentosos, e apesar do empenho de seu mecenas, a famosa família Médici, nem sempre era fácil vencer a concorrência.Assim, no começo da maturidade, à beira dos trinta anos, Leonardo ouviu os apelos da Fortuna e percebeu que Florença já não bastava para o seu gênio; foi aí que ele voltou seus olhos para Milão, onde dominava Ludovico Sforza.
Eram comuns, aliás, essas mudanças de domicílio na Itália renascentista: à procura de novas impressões, de mecenas mais generosos ou mais dotados, e que lhes compreendessem melhor o gênio, os artistas migravam frequentemente de seu torrão natal para outras plagas.

Benvenuto Cellini foi estudar durante um ano em Pisa, cujo cemitério era uma verdadeira obra de arte; dirigiu-se, depois, a Roma, e ainda trabalhou durante muito tempo na França como deveria fazer o próprio Leonardo da Vinci; a estrela de Miguel Ângelo (1475 - 1564) oscilava entre a capital da Toscana e a antiga capital dos Césares; e o mesmo pode ser dito do brilhante Rafael Sanzio (1483 - 1520); raramente um artista de renome permanecia a vida inteira no mesmo lugar.
Engenharia, Ciência e Da Vinci
Assim, Leonardo solicitou e obteve um lugar na corte milanesa apresentado-se, aliás, como engenheiro e não como pintor; talvez isso acontecesse porque somente os papas e, em menor escala, os Médicis que governavam Florença, podiam dedicar-se ao mecenato puramente artístico a par de suas atividades políticas e militares, ou então Leonardo apenas fez uso de seu senso prático, reconhecendo que, para a política mundana, mais vale um engenheiro, sobretudo aquele que fabrica artefatos de guerra, do que um pinto que pode oferecer apenas prazer estético.Como quer que seja, o que nos surpreende nessa transação é a espantosa variedade de novos apetrechos militares apresentados por Leonardo: são pontes móveis, ligeiras e à prova de fogo, dotadas elas mesmas de lança-chamas;

Ademais, são minas demolidoras de altíssimo poder explosivo, uma espécie de escafandro primiti8vo, que permitiria adentrar fossos e perfurar o casco de barcos inimigos, escafandro este resistente e cômodo para quem o vestia.
Carros de guerra, precursores dos tanques modernos; canhões e morteiros de diferente tipo, assim como falsos soldados, manequins cogitados a fim de despistar o inimigo; barcos couraçados, resistentes ao canhoneio; infelizmente Leonardo não conheceu os lançadores de flechas e os lança-chamas chineses, nem os barcos couraçados daqueles orientais.
Seguem-se, entretanto, em caráter secundário, propostas de empreendimentos arquitetônicos destinados a embelezar Milão; projetos para a abertura de canais e a realização de obras de escultura em mármore, bronze e terracota: o ponto alto das propostas de cunho artístico feitas por Leonardo era uma estátua equestre em bronze que servisse para imortalizar a glória da casa Sforza;
Como noutros casos, o artista completou apenas o modelo em terracota desa grandiosa estátua, autêntica maravilha que despertava geral admiração, mas mesmo esse modelo foi dilacerado pelos arqueiros gascões do exército francês após a queda dos Sforza.

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