A Gioconda (Mona Lisa) de Leonardo Da Vinci

Neste artigo da Biografia de Leonardo, vamos falar na que é provavelmente a obra de arte mais famosa e importante de todos os tempos, conhecida aqui no Brasil como Mona Lisa, originalmente do italiano Gioconda.

Mona Lisa - A Gioconda

Após voltar para Florença, veio um período na vida de nosso gênio que trouxe à luz, a Mona Lisa e o também o retrato de Ginevra Benci, única obra das mãos de Leonardo encontrada hoje fora do continente europeu, na Galeria Nacional de Washington.

Sobre a Mona Lisa se escreveu ainda mais que sobre a Ceia; porém, conto Gombrich afirma, ainda vale a pena tentar esquecer toda aquela bagagem de informações a fim de buscar uma impressão pelo menos um pouco original: quem se anima a fazê-lo?

Assim que foi concluída, a Mona Lisa começou a tornar-se objeto de lenda, sobretudo pelo fato de parecer encerrar em si mesma nada menos que a alma do próprio Leonardo; as afinidades entre o artista e o quadro são de fato tão profundas que nenhuma outra obra acentua melhor o que existe de feminino, embora não de afeminado no temperamento do artista.

Na Mona Lisa, pelo menos como pensa Gombrich, Leonardo conseguiu alcançar a plenitude de um corpo vivo, de uma alma que fala a outras almas através do corpo.

Outros pintores italianos tinham logrado reproduzir corpos perfeitos, é verdade, mas talvez nenhum tivesse conseguido dotá-los de uma alma vivente e, o que era ainda mais difícil, de uma alma poderosa e sensível o bastante para falar e ou-vir, interrogar e ser interrogada, como acontece com a Mona Lisa.

Nesse quadro, também, Leonardo levou à perfeição a sua arte do esboço, do célebre "esfumado", aquela misteriosa aurora ou luz crepuscular que seduz quantos a contemplam, mais ocultando que revelando a sua essência.

Somente essa aura, única em toda a história da arte, pode explicar como séculos inteiros da mais exaustiva interpretação por parte de especialistas e diletantes, e a indiscrição de mil olhos inclinados sobre ela a cada instante, não tenham privado a Mona Lisa de seus encantos.

A maestria inigualável de Leonardo faz lembrar, nesse quadro, a crença primitiva nos totens e nos invocadores de espíritos; e assim como os espíritos dos animais eram aprisionados nas pinturas rupestres pelas mãos que as tinham traçado, também a alma da Mona Lisa parecia cativa para sempre do gênio florentino que a criou.

Com a Mona Lisa, a fama de Leonardo no seu retorno a Florença cresceu rapidamente; toda a cidade passou a desejar obras do artista, ou melhor, obras que servissem para imortalizar a própria cidade, a orgulhosa flor da Toscana, aquele museu e santuário da arte, exposto ao ar livre às margens do rio Arno.

Consciente de suas próprias realizações, inigualáveis sob muitos pontos de vista, Florença se empenhava em fazer-se reconhecer por seus filhos, aquela admirável geração que tinha vindo à luz entre o nascimento de Dante Alighieri e o do próprio Leonardo.

A Mona Lisa bastaria, por si só, para resumir uma das biografias mais difíceis de toda a história: a do próprio Leonardo; talvez isso explique o fato de que ela tenha sido uma espécie de patrimônio pessoal do artista, que a levou consigo para a França e dela se desfez apenas na certeza de ter encontrado no rei Francisco 1 uma alma afim da sua própria.

Como quer que seja uma das culminâncias da biografia de Vasari- a mais original, pitoresca e bela que jamais foi escrita sobre Leonardo - é justamente a descrição da Mona Lisa: como empalidecem outros estudos, mais ricos, aliás, de informação erudita, porém menos dotados de vida, se comparados a este!

Como apreciamos o italiano de Vasari, vigoroso e conduzido, aliás, em ritmo de deliciosa conversação, belo ainda quando cotejado com o de Ariosto, Cellini, e até mesmo o do próprio Leonardo! Quaisquer que sejam os esforços da crítica e da historiografia, ou os rumos que tomem os estudos específicos e as "biografias definitivas", ainda por serem escritas, podemos afirmar que ninguém jamais poderá ultrapassar o venturoso Vasari na descrição dessa vida, uma das mais originais que o homem conheceu.

Embora ele mesmo pareça ter consultado as anotações do discípulo de Leonardo, Francesco da Melzo, Vasari sempre foi e continuará a ser a fonte última, serena e fecunda do nosso conhecimento acerca de Leonardo da Vinci.

O Quadro Mona Lisa (Gioconda)

Gioconda obra de arte de Da Vinci

Efeito esfumado (sfumato):

Efeito sfumato no quadro Mona Lisa


Vamos agora ver um verdadeiro duelo de gigantes, quem foi melhor: Michelangelo ou Da Vinci ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário